"Queremos desmistificar que a matemática é difícil, só para gênios. Às vezes, só de saber que é matemática o estudante já não gosta" (Rogério Steffenon, coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática da UNISINOS).
Fonte:Zero Hora, 1° de julho de 2010 ou acesse http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Geral&newsID=a2956527.xml
Também com os cadarços de tênis...
Para responder as perguntas: Como calcular quanto de cadarço é necessário para amarrar um tênis? Qual a amarração mais econômica? O matemático Osvaldo Sangiorgi, da USP, calculou, a pedido da Revista Superinteressante, quanto cadarço gasta cada estilo de amarra, usando 4 cm entre os furinhos horizontais e 2 entre os verticais. Foram utilizadas quatro estilos de amarras: o ziguezague americano, o ziguezague europeu, o gavage e o escocês.
O matemático obteu os seguintes resultados:

"No caso das três primeiras amarrações, conhecidas como de tipo cruzado, os segmentos formam triângulos retângulos", explica Sangiorgi. A distância entre os furinhos na horizontal e na vertical formam os catetos do triângulo. Para saber o tamanho da hipotenusa usa-se o Teorema de Pitágoras. No modelo escocês, formam-se em vez de triângulos retângulos, retângulos abertos. Aplicam-se também a essa figura as fórmulas matemáticas de cálculo do perímetro. Feito os cálculos, a conclusão é que o escocês é o mais econômico.
Fonte:Superinteressante ago 1997 Ed.119 pg.25
Acesse http://super.abril.com.br/superarquivo/1997/conteudo_116190.shtml
A reportgem da Superinteressante é do ano de 1997. Hoje existem outras maneiras mais modernas de amarrar os tênis e que podem servir para trabalhar os assuntos em questão. Lá vão elas...

Acesse http://customizando.net/formas-de-amarrar-o-cadarco-do-seu-tenis/