Em tratando do ensino de matemática,
podemos dizer que o uso de softwares em sala de aula facilitaria aos alunos e
alunas uma maior visualização, bem como entendimento dos conceitos científicos
que, na maioria das vezes, não se mostram claramente para os educandos. A
utilização dessas mídias pode oportunizar novas propostas de trabalho,
transformando a forma de construir o conhecimento matemático. Borba (2010)
afirma que “uma abordagem que privilegia uma postura investigativa pode
possibilitar um envolvimento maior dos estudantes com o conteúdo e os levar a uma
investigação de conceitos”. Nesse sentido, o ensino da matemática através de
sofwares levaria os estudantes “a desenvolverem suas ideias a ponto de criarem
conjecturas, validá-las e levantar subsídios para a elaboração de uma
demonstração matemática”. (Borba, 2010). Portanto e acreditando na eficiência
de alguns sofwares, gostaria de mencionar aqui alguns de que tenho conhecimento,
confiando que os mesmos possam auxiliar no aprendizado dos alunos nas aulas de
matemática.
Excel:
possibilita-nos além da construção de planilhas, tabelas, construção de
gráficos de funções, na resolução de matrizes, equações de 2° grau, estudo de
frações, criação de fórmulas, valores percentuais, decimais, matemática
financeira, entre outros.
Disponível em: http://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/04/7-softwares-que-todo-professor-de.html#ixzz2660pY8rW.
Geogebra: permite-nos, ao mesmo
tempo, ter duas representações diferentes: geométrica e algébrica. A partir da
construção o aluno pode visualizar e manipular, podendo perceber as
propriedades variantes e invariantes a partir dos movimentos rotacionais e
translacionais dos objetos geométricos. Além da trigonometria, esse software
também pode facilitar o aprendizado dos alunos nas funções quadráticas, por
exemplo, e na geometria analítica.
Disponível
em: http://ocsobmatematica.blogspot.com.br/2011/07/o-geogebra-para-estudar-geometria-e.html
e http://limc.ufrj.br/htem4/papers/60.pdf.
Winplot: auxilia-nos no
estudo da geometria analítica, plana e espacial. É possível, com esse software,
representar o plano cartesiano, o estudo do ponto, diversas equações da reta;
logaritmos e exponenciais, trigonometria, circunferência, gráficos de funções,
equações implícitas, lugares geométricos planos, superfícies de revolução,
entre outras. Além disso, faz animações do tipo movimentação de pontos em
gráficos, variação dos coeficientes de equação, etc.
Poly: permite-nos
trabalhar com os sólidos platônicos, de Arquimedes, primas, esferas, fazer
planificações (onde se pode perceber e identificar as faces, arestas e
vértices), investigar os sólidos tridimensionalmente com possibilidade de
movimento, entre outras funções.
Disponível em: http://www.geometriadinamica.com.br/poly.pdf.
Existem ainda vários outros softwares
que podem ser eficientes no ensino de matemática como Maple, Máxima, Math Gv,
etc. Cabe ao educador atender as necessidades de seus alunos de acordo com o
que sua escola disponibiliza e dar início a esse trabalho que pode trazer
grandes benefícios para a construção do conhecimento matemático.
Referencias:
BORBA,
Marcelo de carvalho. Softwares e Internet na sala de aula de Matemática. Anais
do X Encontro Nacional de Educação matemática. Educação Matemática, Cultura e
Diversidade. Salvador-BA, 7 a 9 de julho de 2010. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/gpimem/downloads/artigos/borba/marceloxenen.PDF,
acesso em 10/09/2012.
http://www.prof-edigleyalexandre.com/2012/04/7-softwares-que-todo-professor-de.html#ixzz2660pY8rW,
acesso em 10/09/2012.
http://ocsobmatematica.blogspot.com.br/2011/07/o-geogebra-para-estudar-geometria-e.html
, acesso em 10/09/2012.
http://limc.ufrj.br/htem4/papers/60.pdf,
acesso em 10/09/2012.
http://www.geometriadinamica.com.br/poly.pdf,
acesso em 11/09/2012.
Olá Francine!
ResponderExcluirMuito obrigado por compartilhar um de meus artigos em seus blog.
Abraço!